Espelho, Espelho meu! Que professor sou eu? Investigando a identidade profissional de professores de língua na disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciatura em Letras

Autores

  • Selma Maria Abdalla Dias Barbosa Universidade Federal do Tocantins- UFT Câmpus de Araguaína
  • Patrícia Fabiana Bedran UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-IBILCE São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p65

Palavras-chave:

Education of teacher, Identity, Supervised teaching practice.

Resumo

Este artigo apresenta como principal objetivo compreender a identidade de um professor, em um contexto de formação inicial de professores, na disciplina Estágio Curricular Supervisionado, tendo como base teórica o conceito de identidade, trazido pela literatura da área (NORTON, 2000; VARGHESE et al, 2005 e LEFFA, 2012), aspectos cognitivos (BORG, 2009 e ZEMBYLAS, 2005), bem como as emoções e a afetividade e sua relação com o processo de formação do professor (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006; BARCELOS, 2004, 2007, 2013; ARAGÃO, 2005 e COELHO, 2011). Os resultados desta pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que fez uso das narrativas como instrumento mediacional para e na formação professor (JOHNSON e GOLOMBEK, 2011), permitem visualizar a transitoriedade, complexidade e fluidez da(s) identidade(s) do participante, em um movimento contínuo de vai-e-vem, inter e intrarelacionando-se por meio do discurso de fronteira, de forma híbrida e interdependente. Os resultados ainda evidenciam a necessidade de se abrir espaço na academia para se tratar de fatores emocionais, sociais e identitários, bem como a relevância da disciplina Estágio Curricular Supervisionado na formação da identidade do professor-aprendiz.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Tocantins- UFT Câmpus de Araguaína

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins no Departamento de Letras: Ensino de Língua Estrangeira e Formação de Professores

Professora do Programa de Pós Graduação em Letras e Literatura -PPGL\MELL da Universidade Federal do Tocantins (Nível: Mestrado e Doutorado)

Professora do PROFLETRAS (Mestrado Profissional de Letras)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação da UNESP (São José do Rio Preto): Estudos Linguísticos

Área: Ensino e Aprendizagem de Línguas e formação de professores

 

Patrícia Fabiana Bedran, UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-IBILCE São José do Rio Preto

Professora de Educação da UNESP\IBILCE

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

BARBOSA, S. M. A. D.; BEDRAN, P. F. Espelho, Espelho meu! Que professor sou eu? Investigando a identidade profissional de professores de língua na disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciatura em Letras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 65–92, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27471. Acesso em: 20 abr. 2024.