Aspectos formativos da criação artística: uma análise das imagens de revista de Vik Muniz

Autores

  • Thais Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p266

Palavras-chave:

Aspectos Formativos, Processo Criativo, Vik Muniz.

Resumo

Pensar os processos de criação como sistemas formativos é concebê-los por meio das diferentes relações que um artista estabelece durante o processo. No presente artigo, embasados pelas teorias da crítica genética, identificamos aspectos formativos que podem ser compreendidos como as conexões da rede da criação, onde cada componente do sistema passa a estabelecer influência sobre o outro, não em termos hierárquicos, mas de correlação. O entendimento desses movimentos, nem sempre com registros materiais disponíveis, só é possível a partir do momento em que a obra é interpretada como o resultado do acesso do artista a fontes diversas e heterogêneas. Para demonstrar a aplicação do conceito, apresentaremos a análise do processo de criação do artista plástico Vik Muniz na série “Imagens de Revista”. Buscamos descrever sistemas formativos da obra, evidenciar gatilhos e identificar influências, fundamentais para que haja coerência nos registros. Demonstramos que, além de manuscritos, é possível recolher outros documentos de processo, desde que se estabeleçam critérios de análise que comprovem a veracidade e a constância das informações. Os registros analisados foram encontrados em diferentes fontes de pesquisa, mas remetem, sobretudo, ao conceito da própria obra como registro de processo. 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Duarte

Doutora em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL/2014) com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade do Porto (CAPES). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Também possui licenciatura plena em língua portuguesa pela UTFPR (2016). Tem experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação, além de atuar como consultora empresarial nas áreas de planejamento, comunicação e relacionamento com diversos públicos.

 

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

DUARTE, T. Aspectos formativos da criação artística: uma análise das imagens de revista de Vik Muniz. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 266–288, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n2p266. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27400. Acesso em: 19 abr. 2024.