O poema o bicho na perspectiva da análise do discurso: processos de produção e efeitos de sentido

Autores

  • Luciana Fracasse Stefaniu Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p35

Palavras-chave:

Análise do Discurso, texto literário, processos de produção do sentido.

Resumo

Com base nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos no poema O Bicho, de Manuel Bandeira, com o intuito de compreender o funcionamento discursivo dessa materialidade significante pertencente ao discurso literário. Nessa perspectiva, buscamos apresentar as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em específico, neste artigo, ao texto literário. Dessa forma, partimos de uma análise dos processos de constituição, formulação e circulação do poema, à luz dos conceitos trabalhados pela analista do discurso Eni Orlandi aqui no Brasil, calcada em uma reflexão sobre a relação texto e o discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Fracasse Stefaniu, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pós-doutoranda em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas (SP), desde 2014. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2012. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2004. Graduada em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1999). Tem experiência na área de Língua Portuguesa/Linguística, com ênfase nos estudos sobre sintaxe, texto, discurso e ensino, pesquisando, principalmente, o funcionamento de textos midiáticos na perspectiva da Análise de Discurso. Atua como professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, Paraná, em nível de graduação e é Coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Português desde março de 2014.

Endereço: Rua das Tulipas, 12. Bairro Trianon. Guarapuava-PR – Cep: 85012-090

 

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Linguística Aplicada (Ensino-aprendizagem de língua materna) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2009. Mestre em Letras (Filologia e Linguística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-ASSIS), em 2001. Graduada em Letras pela UNESP-ASSIS, em 1998. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa. Atua como professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em nível de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1389, apto 402. Zona 7. Maringá-PR-Cep: 87030-020

 

Downloads

Publicado

2017-05-06

Como Citar

FRACASSE STEFANIU, L.; FERREIRA DIAS DI RAIMO, L. C. O poema o bicho na perspectiva da análise do discurso: processos de produção e efeitos de sentido. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 35–55, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25508. Acesso em: 19 abr. 2024.