Efeito retroativo e multimodalidade no ENEM: análise de questões de inglês e espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p136

Palavras-chave:

Efeito Retroativo, ENEM, Multimodalidade.

Resumo

O presente artigo discute o efeito retroativo potencial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na sala de aula de línguas estrangeiras a partir da análise de algumas questões de língua inglesa e língua espanhola utilizadas nas edições de 2013, 2014 e 2015 do ENEM. Esta discussão tem por base os trabalhos de Alderson & Wall (1993), Bachman & Palmer (1996), Scaramucci (2004) e Quevedo-Camargo (2014), assim como a Teoria da Multimodalidade, baseada nos pressupostos teóricos de Kress & Van Leuween (1996) e Baldry & Thibault (2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses, como linguagem, gesto, movimento, imagens, letras, cores, dentre outros. O artigo se configura como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a interpretação e reinterpretação de dados, e caracteriza-se como um estudo de caso interpretativista. As análises das questões em inglês e espanhol levam-nos a refletir sobre os elementos que compõem o ensino de leitura de textos verbais e não verbais bem como sobre a importância de a escola desenvolver multiletramentos. 

Palavras-chave: Efeito Retroativo; ENEM; Multimodalidade. 

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Biografia do Autor

Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística Aplicada  pela  Universidade de Brasília (UnB) e  doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Engajada com as novas tendências de ensino. É pesquisadora da área de Multimodalidade e Ensino de Língua Estrangeira.

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília

Mestrado em Estudos da Linguagem - UEL - 2007; Doutorado em Estudos da Linguagem - UEL - 2011; Pós-doutorado com pesquisa na área de avaliação - UNICAMP - 2013.

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Publicado

2017-05-06

Como Citar

PINHEIRO, L. L. S.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Efeito retroativo e multimodalidade no ENEM: análise de questões de inglês e espanhol. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 136–166, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p136. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25503. Acesso em: 19 abr. 2024.