A negociação de imagens identitárias em depoimentos judiciais e no debate eleitoral

Autores

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Micheline Mattedi Tomazi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p11

Palavras-chave:

face, estratégias discursivas, depoimento, debate, interação

Resumo

Este trabalho procura evidenciar que a negociação de faces é um processo inerente à linguagem. Nesse sentido, a noção de face, tal como proposta por Goffman, assume importância central. Definida como um valor social positivo que o sujeito reivindica para si, essa noção é fundamental para os estudos da linguagem, por afetar todos os planos de organização do discurso. Em outros termos, todos os recursos linguísticos podem funcionar como estratégias por meio das quais os interlocutores negociam faces, preservando a própria imagem ou reparando-a de ataques sofridos e preservando ou atacando a imagem do outro. É a partir dessa noção de face que propomos o estudo de dois gêneros – o depoimento e o debate eleitoral. Especificamente, estudaremos o debate eleitoral que ocorreu em 2012 entre os então candidatos à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad e José Serra, e dois depoimentos relacionados a uma denúncia de uma vítima contra seu ex-companheiro, depoimentos registrados nas Delegacias Especializadas no Atendimento às Mulheres. Os estudos de ambos os gêneros revelam que, em situações de comunicação caracterizadas por um grau de tensão elevado, a linguagem está longe de ser um mero instrumento de comunicação. Muito mais do que isso, a linguagem é a dimensão que permite aos interlocutores – seja uma vítima de agressão, seja um candidato a um cargo político – construírem as imagens mais adequadas aos seus propósitos comunicativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Linguística pela UFMG e Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG.

Micheline Mattedi Tomazi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Adjunta III do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-05-06

Como Citar

CUNHA, G. X.; MATTEDI TOMAZI, M. A negociação de imagens identitárias em depoimentos judiciais e no debate eleitoral. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 11–34, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25324. Acesso em: 18 abr. 2024.