A próposito das noções de resistência e tomada de posição na análise de discurso: Movimentos de resitsência nos processos de identificação com o ser paraguaio

Autores

  • Fabiele Stockmans De Nardi Universidade Federal de Pernambuco
  • Felipe Augusto Santana do Nascimento Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p80

Palavras-chave:

Análise de discurso, Sujeito do discurso, Resistência.

Resumo

Este artigo propõe um retorno às noções de resistência e tomada de posição no âmbito da Análise de Discurso pecheuxtiana, mediante a observação de como a noção de sujeito foi reconfigurada no interior da própria teoria, permitindo uma abertura para se pensar a reprodução-transformação da luta de classes. A consideração da contradição como inerente ao discurso e a interpelação do sujeito como um ritual sempre sujeito à falha permitem observar não apenas a sujeição a um discurso, mas os movimentos de transformação e resistência que são produzidos pelo sujeito a partir de sua inserção em determinada formação discursiva, fazendo-nos olhar para a heterogeneidade como inerente a esse espaço. Para pensar a relação entre resistência e tomadas de posição, analisamos uma série de enunciados que se vinculam à declaração do líder dos carperos do Paraguai, Eulálio Lopez, em que este nega a existência dos brasiguaios. Mediante a análise destes enunciados, procurar-se-á pontuar os movimentos de tomada de posição e resistência dos sujeitos a esses dizeres, discutindo a amplitude das noções de resistência e de tomada de posição na AD e sua produtividade na prática analítica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiele Stockmans De Nardi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Letras - Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), atualmente é Professora (Adjunto II) do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na área de língua espanhola, nos cursos de Graduação, e na área de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

Felipe Augusto Santana do Nascimento, Unicamp

Graduado em Letras (habilitação em Licenciatura em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, desenvolvendo parte dos estudos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente, é Doutorando em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Foi Editor Assistente da Revista Investigações (UFPE) entre 2013 e 2015. É membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV-UFPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (GEPAD-RS/UFRGS). Interessa-se por pensar, a partir da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, questões relacionadas às noções de memória, história, nação, Estado, fronteiras, cultura e sujeito.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

DE NARDI, F. S.; NASCIMENTO, F. A. S. do. A próposito das noções de resistência e tomada de posição na análise de discurso: Movimentos de resitsência nos processos de identificação com o ser paraguaio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 80–103, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25109. Acesso em: 16 abr. 2024.