O caráter contemporâneo da Língua Portuguesa no universo multilíngue de um sujeito com síndrome do x-frágil

Autores

  • Isabela Rêgo Barros Universidade Católica de Pernambuco
  • Lorena Grace do Vale Deissler Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p216

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Contemporaneidade, Sujeito.

Resumo

Associada, muitas vezes ao autismo em virtude da similaridade dos sintomas (SCHWARTZMAN et al, 1995; DIAMENT & CYPEL, 1996), a Síndrome do X-Frágil (SXF) é caracterizada, sobretudo, por déficit cognitivo acompanhado por alterações comportamentais e sensório-motoras, distúrbio de aprendizagem, comprometimento físico e de linguagem. Esta é marcada por atraso em sua aquisição, omissões, substituições e distorções fonéticas, ecolalia, holofrase, frases curtas, pausas e hesitações, frequentes interjeições e monólogos. Este artigo objetiva discutir o caráter contemporâneo da língua portuguesa e o processo de identificação na linguagem em um contexto multilíngue como fundamentais para a apropriação de uma língua por um sujeito diagnosticado com SXF. Baseamos nossas discussões na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste (2005;2006) e nos estudos de Silva (2009) que analisa por uma perspectiva enunciativa a relação língua, linguagem e sujeito. Percebemos que a língua portuguesa foi utilizada em ocasiões específicas, marcando produções singulares em português, alemão clássico e no dialeto alemão Schwäbisch como efeitos das operações do sujeito na linguagem, indicando que o ensino e a apropriação de uma língua se estabelece em uma relação de identificação com o sujeito que dela faz uso. 

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

RÊGO BARROS, I.; DEISSLER, L. G. do V. O caráter contemporâneo da Língua Portuguesa no universo multilíngue de um sujeito com síndrome do x-frágil. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 216–240, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p216. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23162. Acesso em: 18 abr. 2024.