O contato linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do Português brasileiro com manutenção do pomerano

Autores

  • Luís Isaías Centeno do Amaral Universidade Federal de Pelotas - Centro de Letras e Comunicaçao
  • Daiane Mackedanz Universidade Federal de Pelotas - Centro de Letras e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p396

Palavras-chave:

contato linguístico, pomerano, pedagogia culturalmente sensível.

Resumo

RESUMO: o artigo é resultado de estudo com uma turma de pré-escolar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, localizada em Santa Augusta, RS. Objetivamos lançar reflexões acerca do contato linguístico pomerano e português brasileiro; mais precisamente, como a adoção de uma pedagogia culturalmente sensível às especificidades sociolinguísticas dos alunos influencia o processo de ensino do português, haja vista que mais da metade da turma analisada ingressou na escola ou como monolíngue pomerano ou bilíngue pomerano/português. A partir das postulações teóricas de Erickson (1987), Bortoni-Ricardo (2005) e Bell (1984) acerca dos usos linguísticos em contexto escolar, propomos que a alternância de código em sala de aula por parte do docente configura uma estratégia pedagógica culturalmente sensível que ratifica o aluno e gera um ambiente de confiança em que turnos em ambas as línguas, neste caso o pomerano e o português, contribuem para o aprendizado do português. No entanto, à alternância de código em sala de aula subjaz uma reflexão sobre quando qual língua é empregada, de modo que os usos bilíngues não conduzam a um processo de substituição da língua materna dos alunos pelo português.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

AMARAL, L. I. C. do; MACKEDANZ, D. O contato linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do Português brasileiro com manutenção do pomerano. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 396–425, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p396. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23119. Acesso em: 16 abr. 2024.