Estudo de Material de Produção Escrita Realizado por Meio de Gêneros Textuais

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p94

Palavras-chave:

Produção escrita, Gêneros textuais, Interacionismo sociodiscursivo.

Resumo

Um grande número de pesquisas centradas no processo de ensino e aprendizagem de língua volta-se à análise de materiais didáticos. Nessa perspectiva e tendo como base a abordagem interacionista sociodiscursiva, o presente artigo tem como objetivo analisar o material da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, para investigar se as atividades nele propostas oferecem condições a um ensino produtivo de escrita, sob uma perspectiva discursiva, já que se propõe a trabalhar com gêneros textuais. Após contextualizar histórica e teoricamente o Programa em estudo; segue-se analisando as sequências didáticas da Coleção, as quais abordam o gênero artigo de opinião, na busca de elementos textuais, linguísticos, enunciativos e discursivos que definem e caracterizam essa proposta de escrita.

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Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Pós-doutoranda pela Universidade de Genebra. Professora adjunta da graduação e da Pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, no Centro de Letras e Comunicação.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

WITTKE, C. I. Estudo de Material de Produção Escrita Realizado por Meio de Gêneros Textuais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 94–118, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p94. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22449. Acesso em: 18 abr. 2024.