Entre a língua e a literatura: variação linguística e ensino de espanhol

Autores

  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p404

Palavras-chave:

Variação linguística, Literatura, Ensino de espanhol.

Resumo

 

Tencionamos rediscutir o lugar do texto literário no âmbito do ensino de línguas estrangeiras (ou adicionais). Tal intento está ancorado na necessidade da não dissociação dos dois principais eixos de base do profissional de Letras: Língua e Literatura. Trazemos reflexões que julgamos necessárias para a formação desse profissional, posto que trabalhar entre a língua e a literatura é tarefa delicada e indispensável, sobretudo para o professor da área. Portanto, discutiremos a importância da relação entre língua e literatura, a partir dos estudos da variação linguística no ensino do espanhol, no Brasil, tendo-se na literatura, o principal ponto de referência para tais ponderações. Primeiramente, discutiremos a variação linguística no ensino de espanhol, partindo-se de uma pesquisa bibliográfica aportada em Moreno Fernández, (2010), Vilhena, (2013), Andión Herrero, (2008) e Lucchesi, (2004) e em pesquisa documental embasada nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006). Ancorados nos estudos de Preti (2004) sobre a variação linguística em textos literários e em Brait (2000; 2010), discutiremos a importância do trabalho com textos literários no ensino da língua espanhola. Ao término, traçaremos algumas considerações enfatizem a exequibilidade de uma abordagem do textos literários em aula de língua sem que se requeira a sua dicotomização.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestre (2001) e doutora (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013). Professora (adjunto IV) na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Atua de modo mais enfático na área de Língua e Literaturas de Língua Francesa, em especial: literatura comparada e formação de leitores de textos literários em língua materna e estrangeira, estudos interculturais e literaturas francófonas, didática de línguas e ensino de FLE (crianças e adultos).

Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Metodologia em Ensino de Língua Espanhola pela FTC (2011). Graduado Língua Espanhola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2010), onde é, atualmente, professor efetivo de língua espanhola. Atua nos cursos de Licenciatura em Espanhol (Campus Central), Licenciatura em Letras Espanhol da UAB (Campus EaD) e de Técnico Subsequente em Guia de Turismo presencial e a distância (Campus Cidade Alta e EaD). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando também nos domínios das TICE, interculturalidade e variação no espanhol atual.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

PINHEIRO-MARIZ, J.; VENÂNCIO DA SILVA, B. R. C. Entre a língua e a literatura: variação linguística e ensino de espanhol. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 404–422, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p404. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22214. Acesso em: 20 abr. 2024.