Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo

Autores

  • Mara Sofia Zanotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ariane Mieco Sugayama Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p11

Palavras-chave:

Prática de letramento, Dialogismo, Pensar Alto em Grupo

Resumo

Há três décadas ocorreu uma ruptura epistemológica nos estudos de leitura e escrita com a emergência dos estudos de letramento. No entanto, certos conceitos sofreram um processo de naturalização, como o de prática social e prática de letramento, exigindo uma atenção maior dos pesquisadores para desenvolver uma conceptualização mais elaborada desses conceitos que possibilite maior poder explicativo das investigações empíricas. Desse modo, este artigo pretende contribuir para uma discussão mais aprofundada do conceito de prática de letramento ao focalizar duas práticas – a prática de leitura dominante no contexto escolar e a prática do Pensar Alto em Grupo – que são sustentadas pelos pressupostos de duas epistemologias – do monologismo e do dialogismo. Nossas reflexões epistemológicas levaram à conclusão de que ambas as epistemologias explicam não só as concepções de leitura subjacentes a essas duas práticas, mas também constituem modelos de pensar, agir e interagir, que podem contribuir para uma conceptualização mais desenvolvida do conceito de prática de letramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Sofia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, metáfora, indeterminacao do sentido, metodologia de pesquisa e pragmática.Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL).

Ariane Mieco Sugayama, Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, com bolsa CAPES 1.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 11–39, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22044. Acesso em: 19 abr. 2024.