Abordagem da leitura e da gramática na prova de Língua Portuguesa do processo de avaliação seriada - UEM

Autores

  • Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti Faculdade Eficaz - Maringá - Pr
  • Marilurdes Zanini Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p40

Palavras-chave:

PAS-UEM, leitura, gramática, interação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as abordagens de leitura e de gramática que permeiam a prova de Língua Portuguesa do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá – PAS-UEM, um instrumento que permite o ingresso dos candidatos ao ensino superior da Universidade Estadual de Maringá. O interesse ao final é observar se as concepções que subsidiam a elaboração das questões se coadunam com aquelas preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Nesse percurso, procura também verificar se as questões propostas, no seu grau de dificuldade, estabelece a ponte entre os níveis de ensino médio e acadêmico, já que o Processo, teoricamente, espera interagir com esses níveis. Para isso, esta pesquisa qualitativa analisa a prova de Língua Portuguesa do PAS-UEM 2011, etapa III, que apresenta cinco questões de múltipla escolha a partir de dois textos de gêneros diferentes. Os resultados demonstram que, ao abordar a leitura e a gramática, o candidato tem de recorrer ao contexto, tomando o texto como espaço de interação entre autor e leitor. As questões referentes aos aspectos gramaticais são abordadas de forma contextualizada, quando a reflexão sobre a língua e a linguagem é marcadamente necessária e orientada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti, Faculdade Eficaz - Maringá - Pr

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Professora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Eficaz - Maringá.

Marilurdes Zanini, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Linguística Textual pelo IEL/UNICAMP-SP. Doutora em Letras pela UNESP/ASSIS-SP. Professora Associada (aposentada) DLP/PLE-UEM-PR.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

CAVALCANTI, R. da S. de M.; ZANINI, M. Abordagem da leitura e da gramática na prova de Língua Portuguesa do processo de avaliação seriada - UEM. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 40–63, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21916. Acesso em: 18 abr. 2024.