Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola

Margarida Rosa Álvares, Elena Ortiz Preuss

Resumo


 

Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula, tanto de língua materna (LM) quanto de língua estrangeira (LE). A partir dessa constatação, nosso artigo pretende analisar o espaço dado aos gêneros orais em dois livros didáticos de língua espanhola. Valendo-nos da pesquisa bibliográfica, analisamos livros escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia utilizada, analisamos o espaço dado aos gêneros orais nos livros analisados e concluímos evidenciando que ainda há uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros discursivos escritos, embora na comparação entre as obras, o livro didático mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais.

 


Palavras-chave


Gêneros orais; Espanhol; Livros didáticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p92



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ISSN: 2237-4876