Manuscritos novecentistas da cidade de Castro – PR: o caso dos alçamentos

Autores

  • Dayme Rosane Bençal Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiane Cristina Altino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p70

Palavras-chave:

Manuscritos de Castro-PR, Alçamento, História do Português Paranaense

Resumo

Este estudo contempla as alternâncias das vogais médias altas /e/ e /o/ na pauta pretônica, presentes em manuscritos do século XIX, pertencentes à cidade de Castro – Paraná. Como esse tipo de oscilação, denominado de alçamento, não é um processo recente na língua portuguesa, buscamos evidências do uniformitarismo de Labov ao descrever os casos encontrados em documentos formais novecentistas em cotejo com os dados da oralidade contemporânea, disponibilizados por Bisol (1981), Viegas (1987, 2001), Bortoni et. al (1992), Kailer (2008), entre outros. Para isso, utilizamos os preceitos da Linguística Histórica associados aos da Teoria Variacionista laboviana, uma vez que associamos a abordagem qualitativa à quantitativa, partindo da perspectiva estrutural à histórico-social. Os resultados apontaram o processo de harmonização vocálica como o principal contexto para a aplicação da regra, seguido de ambiente nasal inicial, em consonância com os dados da oralidade. As consoantes labiodentais precedentes e bilabiais seguintes à pretônica foram mais produtivas para /e/; as alveolares precedentes para /o/. Nem todas as palavras se encaixaram nas regras estruturais testadas, assim, o apuro individual nos direcionou para a constatação de que tanto a postura neogramática quanto a difusionista possuem importância na investigação da variação e mudança linguística.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayme Rosane Bençal, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Especialista em Língua, Linguística e Literatura (2010) pela mesma universidade. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente cursa doutorado e participa do projeto Para a História do Português Paranaense (PHPP) na Universidade Estadual de Londrina. Bolsista CAPES/DS.

Fabiane Cristina Altino, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Franco-Portuguesas e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007), pós-doutorado na Universidade Paris 13 - França (2011). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina. Participa de projetos de pesquisa na área de descrição e análise da língua e na área de formação de professores com os projetos de variação linguística e ensino, PRODOCÊNCIA e PIBID.

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

BENÇAL, D. R.; ALTINO, F. C. Manuscritos novecentistas da cidade de Castro – PR: o caso dos alçamentos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 70–101, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21531. Acesso em: 18 abr. 2024.