Vogais médias pretônicas na fala da região sudeste: um panorama geo-sociolinguístico

Autores

  • Silvia Figueiredo Brandão Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Fabiane de Mello Vianna da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p333

Palavras-chave:

Vogais médias pretônicas, Região Sudeste, Variação

Resumo

Tem-se por objetivo traçar um panorama geo-sociolinguístico do comportamento das vogais médias em contexto pretônico na fala da Região Sudeste, com base em estudos sociolinguísticos realizados em comunidades dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Apresentam-se e discutem-se fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam os processos de alçamento, manutenção e abaixamento de timbre na fala de cada comunidade. Demonstra-se que, na fala da Região, em que predominam as variantes médio-altas, fica evidente a relevância da natureza da vogal subsequente para a implementação do processo de harmonização vocálica, quer se trate de alteamento, quer de abaixamento. Do ponto de vista diatópico, observam-se aspectos divergentes que demonstram a maior complexidade da área mineira e, provavelmente, da capixaba, frente às do Rio de Janeiro e de São Paulo, o que pressupõe a existência de diferentes áreas linguísticas, sobretudo no que respeita ao primeiro dos mencionados estados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Figueiredo Brandão, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ), atua desde 1978, na Área de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Pesquisador do CNPq.

Fabiane de Mello Vianna da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Mestre em Letras Vernáculas (UFRJ, 2013).

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

BRANDÃO, S. F.; VIANNA DA ROCHA, F. de M. Vogais médias pretônicas na fala da região sudeste: um panorama geo-sociolinguístico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 333–364, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20150. Acesso em: 18 abr. 2024.