Uma análise discursiva das questões de leitura da avaliação do saems

Autores

  • Silvane Aparecida de Freitas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Michele Serafim dos Santos UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p234

Palavras-chave:

Leitura, Avaliação externa, Textos, Discurso.

Resumo

A leitura se caracteriza, nesta investigação, como um processo discursivo em que considera o sujeito leitor como produtor de significados, considerando toda a situação sócio-histórica-ideológica em que o leitor e autor estão inseridos. Nessa perspectiva, pretendemos discutir alguns conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa e sua relação com as políticas públicas, destacando os seguintes objetivos específicos: conceituar avaliação externa de Língua portuguesa em MS (SAEMS) e analisar as questões de leitura aplicadas ao 3º ano do Ensino Médio, com o fito de verificar se estas questões estão em consonância com as atuais concepções de leitura. A presente pesquisa verificou que os textos exigidos na avaliação externa do SAEMS trazem interpretação com respostas objetivas, com respostas prontas e acabadas, não fazem com que o aluno/leitor seja sujeito atuante diante do texto exigido, portanto, não se pode afirmar que contribuem para comprovar se o aluno é ou não leitor.

 

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Biografia do Autor

Silvane Aparecida de Freitas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutor em Letras, UNESP/Assis (2002). Pós doutor em Linguística Aplicada, UNICAMP/IEL, 2008. Docente dos Programas de  mestrado em Letras e Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Michele Serafim dos Santos, UEMS

Graduada e Mestre em Letras pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - Professor da rede Estadual de ensino

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

FREITAS, S. A. de; SANTOS, M. S. dos. Uma análise discursiva das questões de leitura da avaliação do saems. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 234–252, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p234. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17991. Acesso em: 16 abr. 2024.