Revisão e reescrita em documentos oficiais: conceitos e orientações metodológicas

Autores

  • Denise Moreira Gasparotto UEM; IFC - Videira
  • Renilson José Menegassi UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p166

Palavras-chave:

Revisão. Reescrita. Documentos oficiais brasileiros.

Resumo

O texto discute como os conceitos e as orientações metodológicas sobre os processos de revisão e reescrita de textos em situação de ensino são concebidos, apresentados e orientam o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, são caracterizados os conceitos de revisão e reescrita em quatro documentos oficiais brasileiros, dois de abrangência nacional e dois de abrangência ao estado do Paraná. As informações foram organizadas a partir do que os documentos apresentam acerca das atitudes do professor e do aluno frente aos conceitos investigados, que determinam as orientações metodológicas para o trabalho com a produção textual. Os resultados demonstram irregularidades no tratamento desses processos, destacando-se um dos documentos de caráter nacional como aquele que se apresenta mais adequado em relação às orientações conceituais e metodológicas, revelando que os documentos que norteiam o ensino de língua materna no país ainda não estão discutindo apropriadamente o processo de produção textual escrita, em específico a revisão e a reescrita, mesmo os documentos mais recentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Moreira Gasparotto, UEM; IFC - Videira

Mestranda em Letras-Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá e docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense - Campus Videira.

Coautora

Renilson José Menegassi, UEM

Professor Associado pela Universidade Estadual de Maringá, Bolsista de Produtividade de Pesquisa pela Fundação Araucária do Paraná, renilson@wnet.com.br. Pesquisa desenvolvida junto ao Projeto de Pesquisa “Caracterização de conceitos relacionados à reescrita em documentos oficiais brasileiros” (UEM/Fundação Araucária do Paraná).

Autor

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

GASPAROTTO, D. M.; MENEGASSI, R. J. Revisão e reescrita em documentos oficiais: conceitos e orientações metodológicas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 166–192, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17755. Acesso em: 19 abr. 2024.