Ideologia e ensino de língua inglesa: relações e implicações

Autores

  • Tainá Almeida Alves Martins Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p303

Palavras-chave:

Ideologia, Ensino de LI, Discurso.

Resumo

Sob a premissa de que todo discurso possui essência política, sendo ideológico por natureza, discutimos neste artigo conceitos de ideologia e sua relação com o ensino de língua inglesa (LI). Sendo a linguagem mediadora de ideologias, não há como enxergar o ensino de línguas como um exercício neutro, mas como prática igualmente politizada. O conceito de ideologia e sua relação com a língua(gem) e o discurso são inicialmente elucidados. Para isso, nos valemos das contribuições teóricas de Bakhtin, Foucault e Fairclough. Num segundo momento, nos dedicamos a traçar um resumido percurso histórico da expansão da LI até alcançar seu atual status de língua franca e utilizamos como suporte teórico os estudos de Crystal e McKay, entre outros. Somando voz às pesquisas de Rajagopalan, Siqueira e Kumaravadivelu, lançamos o olhar sobre a intrínseca relação da ideologia e o ensino de LI para, por fim, identificarmos as possíveis implicações pedagógicas decorridas dessa relação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tainá Almeida Alves Martins, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em regime de Educação à Distância (EaD).

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Letras/Inglês pela Faculdade Educacional Nordeste Mineiro (1985). Graduação em Linguística pela Southern Illinois University at Carbondale (1979). Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos - Southern Illinois University at Carbondale (1982). Doutorado em Educação com concentração em Estudos da Linguagem - Southern Illinois University at Carbondale (1996). Pós-doutorado na Florida International University, com estudos na área de Linguística Aplicada. Professor pleno de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e vice-coordenador do Mestrado em Cultura, Educação e Linguagens. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nas seguintes áreas: aquisição de segunda língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, formação de professor de língua estrangeira, políticas de ensino de língua estrangeira, biliguísmo e comunicação intercultural.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

MARTINS, T. A. A.; LIMA, D. C. de. Ideologia e ensino de língua inglesa: relações e implicações. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 303–325, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p303. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17698. Acesso em: 19 abr. 2024.