A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância

Autores

  • Roberta Carvalho Cruvinel Universidade Federal de Goíás
  • Mariney Pereira Conceição Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p224

Palavras-chave:

relação afetiva, interações, ensino a distância.

Resumo

A afetividade é um componente essencial no processo de ensino e aprendizagem, influenciando tomadas de decisões e ações, tanto de professores quanto de alunos no processo de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca das relações afetivas (MATURANA, 1991, 1998a, 1998b; WALLON, 2003; ARAGÃO, 2005, 2008) construídas entre alunos mestrandos de uma disciplina oferecida a distância em um programa de pós-graduação de uma universidade pública do Centro-Oeste. Este estudo de caso de natureza qualitativa contou com a participação de treze mestrandos, tendo sido utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados, tais como: observação de fóruns on-line, questionário e entrevista de grupo. Os resultados da análise revelaram que as relações afetivas construídas no grupo facilitaram a interação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, tendo o papel do professor se revelado de especial importância para o estabelecimento de uma atmosfera motivadora, desencadeando a formação de atitudes que possibilitaram um experiência positiva de aprendizagem a distância pelos participantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Carvalho Cruvinel, Universidade Federal de Goíás

Graduação em Letras pela Universidade Católica de Goiás (2002), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2011) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Univesidade Federal de Goiás.

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília

Doutorado - Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-doutorado pela Univesidade Federal de Santa Catarina (2012)

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

CRUVINEL, R. C.; CONCEIÇÃO, M. P. A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 224–252, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p224. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17603. Acesso em: 20 abr. 2024.