A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância

Roberta Carvalho Cruvinel, Mariney Pereira Conceição

Resumo


A afetividade é um componente essencial no processo de ensino e aprendizagem, influenciando tomadas de decisões e ações, tanto de professores quanto de alunos no processo de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca das relações afetivas (MATURANA, 1991, 1998a, 1998b; WALLON, 2003; ARAGÃO, 2005, 2008) construídas entre alunos mestrandos de uma disciplina oferecida a distância em um programa de pós-graduação de uma universidade pública do Centro-Oeste. Este estudo de caso de natureza qualitativa contou com a participação de treze mestrandos, tendo sido utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados, tais como: observação de fóruns on-line, questionário e entrevista de grupo. Os resultados da análise revelaram que as relações afetivas construídas no grupo facilitaram a interação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, tendo o papel do professor se revelado de especial importância para o estabelecimento de uma atmosfera motivadora, desencadeando a formação de atitudes que possibilitaram um experiência positiva de aprendizagem a distância pelos participantes.

Palavras-chave


relação afetiva; interações; ensino a distância.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p224



Signum: Estudos da Linguagem
Telefone: (43) 3371-4428
E-mail: signum@uel.br
ISSN: 2237-4876