Um vínculo afetivo-cultural com a língua inglesa – o grande desafio

Autores

  • Joana de São Pedro UNICAMP
  • Denilson Amade Sousa UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p298

Palavras-chave:

cultura, afetividade, formação de professores Tipo, método ou ponto de vista Revisão de Literatura

Resumo

Este trabalho olha para o ensino da língua inglesa na atualidade, levando em consideração o cenário da globalização pós-moderna (STIGLITZ, 2004) e a demanda para se falar tal língua, especialmente para adultos. Fazemos um percurso por questões históricas e metodológicas, incluindo o pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001, 2003; LEFFA, 2003, 2012) e a corrente abordagem translíngue (CANAGARAJAH, 2013), e colocamos o problema do alto insucesso de aprendizado de inglês no Brasil, principalmente no que se refere à produção oral, segundo determinadas pesquisas, tais como a que é feita periodicamente pela EF1 (Education First). A partir de então, levantamos uma possível causa para esse insucesso (REVUZ, 1998), percorrendo o caminho da afetividade e da relação a ser estabelecida com a língua-alvo, em meio a encontros e embates nas diferenças (ROCHA, 2012). Finalmente, propomos uma reflexão para a sala de aula que veja a língua como discurso (JORDÃO, 2006, 2007, 2013; KRAMSCH, 1998, 2008a, 2008b, 2012, 2013), bem como leve o aluno a ter consciência de sua própria cultura e da do outro, de modo a vislumbrar uma visão de mundo ressignificada e possibilitando que ele/ela se sinta mais confortável ao estudar e usar a língua inglesa, caminhando para um entendimento de outras culturas. Palavras-chave: Cultura. Afetividade. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Joana de São Pedro, UNICAMP

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Letras com Licenciatura Inglês/Português pela UNIP (2012), doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (ingresso em 2013). Atua na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: gramática, atitudes, crenças, proficiência, questões culturais da língua inglesa, ensino de Inglês à distância e formação de professores. Tem experiência lecionando aulas de inglês em institutos de idiomas e universidade.

Denilson Amade Sousa, UNIMEP

Possui graduação em Linguística pela UNICAMP (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Linguística Aplicada, pela mesma universidade, na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Realizou, durante doze meses, estágio de doutorado pela CAPES na UW-Madison, WI, EUA. Atualmente, é docente da Faculdade de Ciências Humanas da Unimep. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de aspecto em SLA, instrução gramatical, estudos da tradução, novos letramentos, gêneros textuais, design instrucional, comunicação visual. É idealizador do curso presencial e virtual "Prezi: Comunicação na Era digital".

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

DE SÃO PEDRO, J.; SOUSA, D. A. Um vínculo afetivo-cultural com a língua inglesa – o grande desafio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 298–321, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p298. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17547. Acesso em: 20 abr. 2024.