Fonologia e Fonética na universidade: uma experiência

Autores

  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p322

Palavras-chave:

phonology and phonetics in English, social practice, university

Resumo

A atitude pós-estruturalista concebe o mundo como processos de transformação. Embora essa noção não seja novidade, profissionais da linguagem preocupam-se em elaborar alternativas que expandam estudos relacionados a fonologia e fonética em meio à cidadania educacional e global. A partir disso, este trabalho apresenta uma visão mais holística do ensino-aprendizagem de língua e relata uma experiência como alternativa para a fonologia e fonética da língua inglesa em meio às práticas sociais. Essa descrição é parte de um projeto maior sobre a construção de sentido multimodal do aprendiz por meio de tecnologia em contexto de universidade no Brasil. O resultado dessa experiência reforça a integração de fonologia e fonética numa disciplina, Uso de tecnologia no ensino de línguas, em que aprendizes graduam em Inglês, Português, Espanhol e Literaturas. Palavras-chave: Fonologia e fonética do inglês. Prática social. Universidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui bacharelado em Inglês e Português pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1989), licenciatura em Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), mestrado (2004), doutorado (2008) e pós-doutorado (2012) em Letras Modernas (Português e Inglês) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo. É professora adjunta II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Leciona no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Membro da ALAB, ABRAPUI e ABECAN. Pesquisadora do Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos desenvolvido por diversas Universidades Brasileiras, com um núcleo sede na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, Linguística Aplicada com ênfase em linguagem, interpretação e sociedade, incluindo os seguintes temas: construção de sentido, ensino de línguas, novos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos, novas tecnologias, coleção didática e estudos pós-coloniais. Autora dos livros: Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês e de Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

TAKAKI, N. H. Fonologia e Fonética na universidade: uma experiência. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 322–346, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p322. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17514. Acesso em: 19 abr. 2024.