O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras

Autores

  • Myriam Crestian Cunha Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Walkyria Magno e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p44

Palavras-chave:

Aprender a Aprender, estratégias de aprendizagem, avaliação do uso de estratégias.

Resumo

Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Myriam Crestian Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora/pesquisadora do Instituto de Letras e Comunicação, atuando na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Francês) e no Programa de Pós-graduação em Letras.

Walkyria Magno e Silva, Universidade Federal do Pará

Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce. Palavras-chave: Aprender a Aprender. Estratégias de aprendizagem. Avaliação do uso de estratégias.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

CUNHA, M. C.; MAGNO E SILVA, W. O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 44–73, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p44. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494. Acesso em: 16 abr. 2024.