As reformas educacionais e as condições de trabalho docente: emoções vivenciadas por uma professora de língua inglesa em serviço

Autores

  • Neide Nunes Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p120

Palavras-chave:

reformas educacionais, emoções de professores, Língua Inglesa.

Resumo

Neste artigo analisamos a relação entre reformas educacionais, trabalho e emoções de professores. O estudo foi realizado com uma professora de Língua Inglesa de uma escola pública de Minas Gerais. Os objetivos foram verificar o papel que os fatores contextuais desempenham na produção das emoções, detectar as emoções que permeiam sua prática com alunos, colegas de trabalho e gestores escolares. Como pressupostos teóricos, pautamo-nos nos estudos sobre reformas educacionais e o trabalho docente (AUGUSTO, 2005; HYPOLITO; VIEIRA; PIZZI, 2009; DUARTE; AUGUSTO, [s.d.]) e sobre a relação entre emoções e ensino e aprendizagem de línguas (HARGREAVES, 2000; ZEMBYLAS, 2002, 2003; ARAGÃO, 2008; DAY; QING, 2009; SHUTZ; ZEMBYLAS, 2009; COWIE, 2011; RIBEIRO, 2012). Como instrumentos de coleta de dados, empregamos um questionário semiaberto e uma entrevista narrativa. Os resultados sugeriram que as precárias condições de trabalho, com salas de aula cheias, estrutura física e tecnológica deficitária, currículo rígido, indisciplina dos alunos, assim como a atmosfera pessimista da instituição são fatores que lhe causa frustração, estresse e desmotivação. Os resultados indicam a necessidade de elaboração de formas alternativas de organização e interação no trabalho escolar e da participação de profissionais da educação na criação e implementação de reformas educacionais.

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Biografia do Autor

Neide Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Neide Nunes Rodrigues. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2013). Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFV. Membro do Projeto de Educação Continuada de Professores de Língua Inglesa (PECPLI). Professora de um Curso de Extensão em Língua Inglesa (Celin). Contato: neidenrodrigues@yahoo.com.br

 

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva, Universidade Federal de Viçosa

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), especialização em Psicologia Educacional pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e dourato em Educação pela Universidade Federal de Minais Gerais (2005). É professora Adjunta II da Universidade Federal de Viçosa. Contato: aclaudia@ufv.br

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Publicado

2014-12-26

Como Citar

RODRIGUES, N. N.; SARAIVA, A. C. L. C. As reformas educacionais e as condições de trabalho docente: emoções vivenciadas por uma professora de língua inglesa em serviço. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 120–143, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p120. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17458. Acesso em: 19 abr. 2024.