O rosto (in)visível: um exercício teórico-analítico da materialidade (verbo)visual em AD

Autores

  • Aracy Ernst-Pereira UCPel / Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Marchiori Quevedo UCPEL/IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p11

Palavras-chave:

Discurso, Imagem, Leitura

Resumo

A partir da análise de uma capa da revista Época – premiada como a melhor capa brasileira de 2010 pela Associação Nacional dos Editores de Revista (ANER) –, este artigo visa a um duplo objetivo: propor uma reflexão acerca do estatuto da imagem na Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana e empreender um exercício de aplicação de conceitos da teoria – mormente os de Sequência Discursiva (que adaptamos para Secção Discursiva) e de enunciado (visual) – à materialidade significante. Para tanto, partimos, no plano teórico, de uma proposta de conceitualização de imagem a partir dos princípios da Análise de Discurso e, no plano analítico, da pista analítica do estranhamento (tal como desenvolvida por Ernst-Pereira), problematizando a imagem justamente em sua opacidade, isto é, como um jogo de visibilidades e invisibilidades constituído pelas condições de produção dos discursos que nela se materializam. No caso em tela, dada a sua especificidade, ainda consideramos em termos teóricos e analíticos a administração da leitura da imagem pelo verbal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aracy Ernst-Pereira, UCPel / Programa de Pós-Graduação em Letras

Programa de Pós-Graduação em Letras - Análise de Discurso

Marchiori Quevedo, UCPEL/IFSUL

**Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSul/RS e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – PPGL/UCPel/RS, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; marchioriquevedo@gmail.com. Possui licenciatura em Letras - habilitação em língua e literaturas de língua portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas (1994), especialização em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2012). É membro do LEAD (Laboratório de Estudos em Análise de Discurso).

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

ERNST-PEREIRA, A.; QUEVEDO, M. O rosto (in)visível: um exercício teórico-analítico da materialidade (verbo)visual em AD. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11–31, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17358. Acesso em: 20 abr. 2024.