Representação multimodal dos atores sociais no discurso de marcas

Autores

  • Neiva Maria Machado Soares Universidade de Brasília/doutoranda Universidade do Estado do Amazonas / professora
  • Josenia Antunes Vieira UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p233

Palavras-chave:

Multimodalidade. Atores sociais. Marcas

Resumo

O presente artigo, contemplando um diálogo teórico entre Teoria Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1994, 2004), Análise de Discurso Crítica, (ADC) (FAIRCLOUGH, 1992, 2006, 2012) e Multimodalidade (Kress; van Leeuwen, 2006, van Leeuwen, 2008), Marcas (GOBÉ, 2010, ALLEN; SIMMONS, 2005) e Sustentabilidade (DIAS, 2009, 2011), visa investigar as relações discursivas e visuais estabelecidas entre os participantes do evento discurso de um texto híbrido (publicidade e informação). As teorias possuem metodologias específicas e complementares adotadas para delinear os percursos analíticos com enfoque qualitativo. A investigação evidencia que os atores sociais, visualmente representados nos textos nos textos publicitários ou informativos, são mitigados pelo poder das instituições, revelando-se não só como artifício comunicativo, mas também ideológico para cumprir prerrogativas sustentáveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neiva Maria Machado Soares, Universidade de Brasília/doutoranda Universidade do Estado do Amazonas / professora

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília, UnB- PPGL/IL-em andamento.

Mestre em Estudos Linguísticos- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil.

Licenciada em Letras pela Universidade Plínio Leite (UniPli), Niterói, RJ.

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).

Membro do Centro de Pesquisas em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC).

e-mail: nemsoa@hotmail.com

Fone: 55 61 8132 2628

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0745938602553968

 

Josenia Antunes Vieira, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Drª Josenia Antunes Vieira

UnB – Pós-Doutora em Linguística

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do RS, PUCRS, Brasil (1986).

Pós - Doc – Universidade de Lisboa, PT (CNPq),  2001.

Pós-Doc –  Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Leiria – PT (CAPES), 2008.

Professor (Dedicação Exclusiva - DE, Adjunto IV) – Universidade de Brasília – Inst. de Letras-IL, Depto de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP.

Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL

Coordenadora do Centro de Pesquisas em Análise de Discurso Crítica – CEPADIC. www.cepadic.com

Membro do Conselho da Associação Internacional de Investigadores de Branding – Observatório de Marcas

Membro do Conselho Científico Internacional Acadêmico da Revista Brandtrends

e-mail: josenia.unb@gmail.com

Fone/Fax: 5561-3274-3686

Currículo: http://lattes.cnpq.br/7098966466714230

Downloads

Publicado

2013-01-20

Como Citar

SOARES, N. M. M.; VIEIRA, J. A. Representação multimodal dos atores sociais no discurso de marcas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 233–258, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n1p233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2237-4876.2013v16n233. Acesso em: 20 abr. 2024.