Colaboração posta em circulação: etiqueta vazia em práticas discursivas educacionais?

Autores

  • Elaine Fernandes Mateus Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Piconi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Michele Salles El Kadri

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p289

Palavras-chave:

Colaboração. Fórmula. Formação de professores.

Resumo

É no contexto da reorganização do novo capitalismo no início deste século, que os conceitos de ‘rede’, ‘parceria’ e ‘colaboração’, ligados à busca de formas de gerenciamento da vida social (FAIRCLOUGH, 2003), têm se consagrado nas mais diversas formações discursivas, dentre as quais, a educacional. A profusão de usos e de sentidos a eles associados leva-nos, neste estudo, à indicação de ‘colaboração’ como termo candidato à fórmula, uma entidade que apaga o protagonismo humano. Com interesse específico nos usos de ‘colaboração’ no campo da formação de professores, analisamos o estatuto formuláico do termo com base em KRIEG-PLANQUE (2010) e na análise do discurso de linha francesa. Para tanto, concentramo-nos na investigação de resumos e/ou no título das teses de doutorado desenvolvidas no Brasil de 2005 a 2010, disponibilizadas pelo Banco de Teses da CAPES. Os resultados revelam que as zonas de cristalização discursiva circulantes no discurso acadêmico favorecem o esvaziamento do termo que decorre da ausência de definição, de sua ambiguidade e da dispersão de sentidos, contribuindo para o domínio da ordem social do novo capitalismo e para a legitimação do senso comum.

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Biografia do Autor

Elaine Fernandes Mateus, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).

Larissa Piconi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Semiótica, pela Faculdade Maringá, 2006. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, 2009. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela mesma

Michele Salles El Kadri

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, 2010. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela mesma instituição, com estágio na Griffith University, Queensland, Australia. Bolsista da CAPES, processo 5726/11-5

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Publicado

2012-06-19

Como Citar

MATEUS, E. F.; PICONI, L.; EL KADRI, M. S. Colaboração posta em circulação: etiqueta vazia em práticas discursivas educacionais?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 289–312, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13232. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos