Uma análise acústica das vogais orais, nasais e nasalizadas no dialeto de Vitória da Conquista-BA

Autores

  • Luiz Carlos da Silva Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p401

Palavras-chave:

Vogais nasais. Formantes. Acústica.

Resumo

Partindo do pressuposto de que, no Português do Brasil (PB), existem dois tipos de nasalidade vocálica, uma que é fonológica, representada pela estrutura /VN./, a vogal nasal, e outra fonética, ocasionada pela presença de uma consoante nasal, mas que não gera oposição na língua, a vogal nasalizada, este trabalho tem por objetivo discutir a natureza dessas vogais, comparando-as com as suas contrapartidas orais, a partir da análise acústica dos três primeiros formantes das vogais do triângulo vocálico, a, i e u, nas posições inicial, medial e final. Os resultados indicam que as vogais /aN/ e /ã/ apresentam comportamento mais delimitado em relação à sua contrapartida oral do que as outras vogais. A diferença entre as nasais e as nasalizadas não é clara, em se tratando de seus formantes orais. É necessário, portanto, investigar outros parâmetros acústicos, como os formantes nasais e os antiformantes, por exemplo, para que se possa traçar o padrão acústico desses sons.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos da Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Possui especialização em Linguística e está em fase de conclusão do mestrado em Linguística na mesma instituição. Realiza estudos na área de Fonética e Fonologia, focalizando os aspectos acústicos das vogais nasais e nasalizadas do Português do Brasil (PB).

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Possui mestrado (2003) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp e pós-doutorado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia. É professora titular de Linguística do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários-DELL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

SOUZA, L. C. da S.; PACHECO, V. Uma análise acústica das vogais orais, nasais e nasalizadas no dialeto de Vitória da Conquista-BA. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 401–431, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p401. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13068. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos