A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p153

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.

Resumo

Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional.  Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto.   Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011.  O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados.  O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários?  Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação; professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo; Bolsista Pq/CNPq

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; ESQUINSANI, V. A. A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 153–171, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13067. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos