Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oral

Autores

  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PPGLA
  • Alice Maria de Araújo Ferreira Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Tradução - POSTRAD

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p357

Palavras-chave:

Oral. Dicionário. Ensino de Língua Estrangeira.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo GPTT (Grupo de Pesquisa em Terminologia e Tradução) e que se propõe a realizar uma análise crítico-comparativa de dois dicionários Coste & Galisson (1976) e Cuq (2003). Neste trabalho, especificamente, abordamos o verbete “oral”. Para a realização da análise serão usadas como fundamentação teórica outras obras dos autores em questão Cuq (2005) e Galisson (1999) e de autores que se debruçaram sobre a questão da subjetividade (Coracini, 1999, 2005 e 2011), do discurso (Bakhtin, 1929/2010 e 1979/2010) e (Schneuwly & Doz, 2010) e da oralidade (Meschonnic, 1982 e 1999 e Marcuschi, 2008 e 2010). Observa-se, através deste trabalho, como a questão da oralidade, essencial nas discussões sobre ensino de línguas na atualidade, precisa ainda ser explorada tanto no domínio da Didática de Línguas e Culturas, de linha francesa, quanto no domínio da Linguística Aplicada, no Brasil, levando em conta seus aspectos subjetivos e discursivos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PPGLA

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PPGLA

Departamento de Línguas Estrageiras e Tradução

 

Alice Maria de Araújo Ferreira, Universidade de Brasília - UnB Programa de Pós-Graduação em Tradução - POSTRAD

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

Programa de Pós-Graduação em Tradução - POSTRAD

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

REIS, M. da G. M. dos; FERREIRA, A. M. de A. Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oral. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 357–372, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p357. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13057. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos