Uma investigação experimental a cerca da influência da F0 na percepção do timbre das vogais médias arredondadas

Autores

  • Priscila de Jesus Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p373

Palavras-chave:

Frequências fudamental. Percepção. Vogal média não arredondada.

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar se a frequência fundamental corrobora para a percepção das vogais médias arredondadas em ouvintes naturais de Vitória da Conquista – BA. Propõe-se investigar se a manipulação da F0, tanto para valores ascendentes quanto para valores descendentes, interfere a inteligibilidade das vogais médias arredondadas no dialeto dessa comunidade linguística de sorte a confundir o timbre vocálico a ser percebido. Para isso manipulamos a frequência fundamental de forma a obter valores ampliados e reduzidos em 25%, 50% e 75% do valor original. Os resultados apontam que a manipulação da frequência fundamental tanto para valores ascendentes quanto para valores descendentes afetaram a percepção da vogal média não arredondada. Em muitos casos, o ouvinte identificou a vogal média alta como sendo uma vogal média baixa e uma vogal média alta como sendo uma vogal média alta. Houve ainda casos em que o informante identificou a vogal /ô/ como /u/. Assim, tanto a ampliação quanto à redução da F0 gerou erros na discriminação e identificação da vogal média.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila de Jesus Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Atualmente é aluna do curso de mestrado em Linguística da UESB (2012). Sua linha de pesquisa é: descrição e análise de línguas naturais, o titulo de sua pesquisa é: investigação acústico-perceptual das vogais médias baixas em posição pretônica. Sua orientadora é a prof.ª Dr.ª Vera Pacheco.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado pela Universidade Paulista & quot; Júlio de Mesquista Filho & quot;/Araraquara. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

RIBEIRO, P. de J.; PACHECO, V. Uma investigação experimental a cerca da influência da F0 na percepção do timbre das vogais médias arredondadas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 373–400, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p373. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13043. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos