Argumentação e leitura no gênero carta do leitor

Autores

  • Isabel Cristina Cordeiro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p79

Palavras-chave:

Argumentação, Leitura, Carta do leitor.

Resumo

Este artigo trata dos recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos. O corpus selecionado para análise é uma Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de interação social. Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os modalizadores, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio – imprescindível à compreensão da intertextualidade, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos. O objetivo é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura. Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Cristina Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1994), especialização em Língua Portuguesa (1997), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e doutorado em Estudos da Linguagem (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Universidade Estadual de Londrina e desenvolve projeto nas áreas de Semântica Argumentativa, Leitura e Análise Linguística . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Semântica Argumentativa, Teoria da Leitura e Língua Portuguesa (morfossintaxe), atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem; linguística; ensino de gramática; argumentação; leitura. Atua também em cursos de Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

CORDEIRO, I. C. Argumentação e leitura no gênero carta do leitor. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 79–103, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos