A Variação em Interrogativas de Constituinte no Fluxo Conversacional

Autores

  • Livia Oushiro Universidade de São Paulo
  • Ronald Beline Mendes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p273

Palavras-chave:

Interrogativas de constituinte. Fundo comum. Português paulistano.

Resumo

Com base nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2006 [1966]), este artigo analisa a influência do fundo comum (CLARK, 1996; STALNAKER, 2002) no uso variável de duas estruturas de interrogativas de constituinte no português paulistano, in situ (p.ex. Você mora onde?) ou não (p.ex. Onde (que/é que) você mora?). Discute-se o papel de três grupos de fatores discursivo-pragmáticos – Sinceridade Pragmática da Pergunta, Grau de Ativação do Fundo Comum e Conjunto de Respostas Previstas –, e argumenta-se que o uso variável de interrogativas de constituinte é sensível ao aqui-e-agora da conversa, à medida que os falantes fazem suas contribuições conversacionais e o fundo comum é atualizado: os resultados mostram que as interrogativas qu-in-situ são favorecidas em perguntas de estruturação do discurso (que introduzem novas informações), quando a pressuposição havia sido mais recentemente ativada e quando a resposta da pergunta é mais previsível. Tais fatos podem ser interpretados como uma estratégia para o processamento cognitivo, para a manutenção de turno e para a organização geral do discurso, e ressaltam a importância de analisar amostras de falas naturais em seus contextos de uso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Livia Oushiro, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Sociolinguística.

Ronald Beline Mendes, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Sociolinguística.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

OUSHIRO, L.; MENDES, R. B. A Variação em Interrogativas de Constituinte no Fluxo Conversacional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 273–292, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p273. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11859. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos