Contribuição da filologia e da crítica textual para o estudo de documentos manuscritos de Paranaguá

Autores

  • Celciane Alves Vasconcelos USP
  • Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p335

Palavras-chave:

Filologia. Crítica Textual. Documentos de Paranaguá.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o cotejo de dois testemunhos apógrafos manuscritos, destacando as variantes contidas entre eles. Como aporte metodológico se servirá: (i) de duas etapas específicas de operação da edição crítica: a collatio [colação] e a composição do aparato crítico ou aparato de variantes; e (ii) da edição semidiplomática apenas como meio de reprodução textual. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o desenvolvimento da filologia e da crítica textual, e também servir de incentivo a novas pesquisas, e à reconstituição da história social da língua portuguesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celciane Alves Vasconcelos, USP

Possui graduação em Letras (2002), especialização em Língua Portuguesa (2003) e mestrado em Estudos da Linguagem (2006) pela Universidade Estadual de Londrina. É doutoranda do programa de Pós-Graduação da USP, na área de Filologia e Língua Portuguesa (2008). Atualmente é bolsista da FAPESP. Participa do projeto de pesquisa "Para a História do Português Paranaense: Estudos Diacrônicos em Manuscritos dos Séculos XVII a XIX - Fase II, na condição de pesquisadora/colaboradora.Tem experiência na área Filologia Portuguesa e Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: formação da língua portuguesa, história do português, estudo diacrônico e sincrônico, história do Paraná, edição de manuscritos e variação lexical.

Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, Universidade de São Paulo

Tem graduação em Letras (1989) e especialização em Linguística (1993) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (2000) e livre-docência sobre as vogais do falar ribeirinho cuiabano (2009) pela Universidade de São Paulo. Tem formação complementar em Dialetologia Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1998). É sócio correspondente da Academia Brasileira de Filologia, e professor associado e pesquisador da Universidade de São Paulo; e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: dialetologia, filologia portuguesa, crítica textual, português escrito a partir do século XVI e história da língua portuguesa.

 

Downloads

Publicado

2012-01-21

Como Citar

VASCONCELOS, C. A.; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. Contribuição da filologia e da crítica textual para o estudo de documentos manuscritos de Paranaguá. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 335–356, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n1p335. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11817. Acesso em: 18 abr. 2024.