A construção de opinião no editorial da revista Carta Capital nas eleições presidenciáveis de 2010

Autores

  • Celia Dias dos Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p293

Palavras-chave:

Mídia. Discurso Político. Editorial.

Resumo

Nesse artigo, pretende-se analisar as estratégias utilizadas pelo enunciador do editorial  da revista CartaCapital para construir a sua opinião no período eleitoral de 2010. A fundamentação teórica utilizada está pautada na Análise do discurso (AD) francesa e em outras teorias como as da área da comunicação e da linguística textual. Estabelecemos como recorte analítico o editorial da revista CartaCapital veiculado na edição de 1. de setembro de 2010. Buscaremos, no corpus proposto, refletir acerca da pluralidade de mecanismos discursivos que são acionados pelo enunciador como: a referenciação, o interdiscurso e a percepção do ethos discursivo  e  ainda os efeitos de sentido dos sinais de pontuação.

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Biografia do Autor

Celia Dias dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (UEL). Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem (UEL).

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

SANTOS, C. D. dos. A construção de opinião no editorial da revista Carta Capital nas eleições presidenciáveis de 2010. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 293–315, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p293. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/10063. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos