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Diretrizes para Autores

Signum: Estudos da Linguagem - ISSN 2237-4846 (online) é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos e  resenhas na área. Os originais devem ser apresentados em português, inglês, francês ou espanhol.

 

Os artigos devem trazer contribuição relevante para o conhecimento científico na área de Estudos da Linguagem, conforme parecer dos Conselheiros e/ou Assessores da revista. As resenhas têm por objetivo a divulgação e apreciação crítica de livros publicados recentemente em nossa área. (Enviar, juntamente com a resenha, foto da capa do livro resenhado)


Os originais  apresentados não devem ter sido publicados, ou seja, precisam ser inéditos.

 

 

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, mediante cadastro completo do(s) autor(es) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/about/submissions#authorGuidelines, de acordo com a temática de cada chamada.

 

  • Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores.
  • Os trabalhos podem ter até três autores.
  • Só serão aceitos trabalhos submetidos por doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo autor que já possua o título de doutor.

 

Os textos submetidos pelos autores serão avaliados, se observados estes critérios:


1. fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples; Quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA

2. envio obrigatório da folha de rosto, SEPARADAMENTE, como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado.

3. envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA.

SEQUÊNCIA DO ARTIGO:

1. título em português, centralizado, em caixa alta e negrito;

2. título em língua estrangeira (inglês);

3. resumo em português (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras) seguido de 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo;

4. resumo e palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em língua estrangeira (inglês);

5. subtítulos em caixa normal, em negrito e numerados em algarismos arábicos. Essa numeração não inclui a introdução, a conclusão ou as referências bibliográficas;

6. citações: fonte Times New Roman 10;

7. notas de rodapé ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito: fonte Times New Roman 9;

8. usar itálico em vez de sublinhado;

9. para adentrar (tabular) o texto, usar a tecla de tabulação e não a de espaçamento;

10. usar 1 (um) adentramento para assinalar novos parágrafos;

11. as tabelas, ilustrações e anexos devem aparecer no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es). Em hipótese alguma as tabelas, ilustrações ou anexos poderão ultrapassar as dimensões do corpo do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação. Tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em arquivo separado. A resolução das imagens deve ser de no mínimo 300 dpi, em formato jpg, png ou tiff. Evitar o formato paisagem.

12. as citações no corpo do artigo devem seguir o sistema de chamada alfabética, de acordo com o NBR 10520/ ABNT (agosto de 2002). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op cit.

13. os anexos devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra "Anexo", sem adentramento, em caixa normal, em negrito, abaixo do fim do texto;

14. referências bibliográficas segundo a norma NBR 6023 / ABNT (agosto de 2002) e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Para as normas das referências consultar: http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf

15. em caso de resenhas, colocar a referência bibliográfica completa. A extensão permitida para resenhas é no máximo 2.000 (duas mil) palavras;

16. a extensão permitida para os artigos é de 6000 (seis mil) a 8000 (oito mil) palavras (a contar da introdução até a conclusão do texto).

17. o texto deve estar de acordo com a nova ortografia.

 

Exemplos de referências:

 

Livros

LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills: Sage Publications, 1985.

Capítulo de Livro

SCARAMUCCI, M. V. R. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua: língua estrangeira. Ijuí: Ed. da UNIJUI, 2007. p. 49 - 64.

 

Artigo

BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Laanguage Teaching. Cambridge, v. 36, n. 2, p. 81-109, 2003.

 

Anais de eventos

SOUSA, C. P. Avaliação do aluno no ensino superior em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004, Curitiba. Anais do XVII Encontro.... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 131-138.

 

Internet

SOUSA, C. P. Descrição de uma trajetória na/da avaliação educacional. Disponível em: www.uel.br/signum. Acesso em: 2 abr. 2011.

Teses e dissertações

MIQUELANTE, M. A. A pedagogia freireana e a leitura crítica em inglês: interação, auto-observação, práxis. 2002. 243 p.; Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Cada número da revista Signum: Estudos da Linguagem aceita a submissão de um único texto por autor e, ao ter um texto publicado, é necessário aguardar o interstício de três números para fazer nova submissão.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte 11; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5.  

    1. fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples; Quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA;

    2. envio, obrigatório da folha de rosto, EM SEPARADO como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado; 

    3. envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA. SEQUÊNCIA DO ARTIGO: 1. título em português, centralizado, em caixa alta e negrito; 2. título em língua estrangeira (inglês); 3. resumo em português (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras) seguido de 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo;

    4. resumo e palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em língua estrangeira (inglês);

    5. subtítulos em caixa normal, em negrito e numerados em algarismos arábicos. Essa numeração não inclui a introdução, a conclusão ou as referências bibliográficas;

    6. citações: fonte Times New Roman 10;

    7. notas de rodapé ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. A chamada da nota deve aparecer em sobrescrito: fonte Times New Roman 9; 

    8. usar itálico em vez de sublinhado; 9. para adentrar (tabular) o texto,usar a tecla de tabulação e não a de espaçamento; 

    10. usar 1 (um) adentramento para assinalar novos parágrafos; 

    11. as tabelas, ilustrações e anexos devem aparecer no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es). Em hipótese alguma as tabelas, ilustrações ou anexos poderão  ultrapassar as dimensões do corpo do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação. Tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em arquivo separado. A resolução das imagens deve ser de no mínimo 300 dpi, em formato jpg, png ou tiff. Evitar o formato paisagem.

    12. as citações no corpo do artigo devem seguir o sistema de chamada alfabética, de acordo com o NBR 10520/ ABNT (agosto de 2002). Não usar idem, ibid., ou ibidem, op cit.

    13. os anexos devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra "Anexo", sem adentramento, em caixa normal, em negrito, abaixo do fim do texto;

    14. referências bibliográficas segundo a norma NBR 6023 / ABNT (agosto de 2002) e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Para as normas das referências consultar:

    http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf

    15. em caso de resenhas, colocar a referência bibliográfica completa. A extensão permitida para resenhas é no máximo 2.000 (duas mil) palavras; 

    16. a extensão permitida para os artigos é de 6000 (seis mil) a 8000 (oito mil) palavras ( a contar da introdução até a conclusão do texto).

    17. o texto deve estar de acordo com a nova ortografia. Exemplos de referências:

    Livros LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills:  Sage Publications, 1985.

    Capítulo de Livro SCARAMUCCI, M. V. R. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTTAVA, L. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua: língua estrangeira. Ijuí: Ed. da UNIJUI, 2007. p. 49 - 64.

    Artigo BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Laanguage Teaching. Cambridge, v. 36, n. 2, p. 81-109, 2003.

     

    Anais de eventos SOUSA, C. P. Avaliação do aluno no ensino superior em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004, Curitiba.

     

    Anais do XVII Encontro.... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 131-138.

    Internet SOUSA, C. P. Descrição de uma trajetória na/da avaliação educacional. Disponível em: www.uel.br/signum. Acesso em: 2 abr. 2011.

     

    Teses e dissertações MIQUELANTE, M. A. A pedagogia freireana e a leitura crítica em inglês: interação, auto-observação, práxis. 2002. 243 p.;Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

     

    Atenciosamente,

    Revista Signum

     

     

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo: Um dos autores deve possuir o título de Doutor. Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores. Os textos submetidos pelos autores serão avaliados, se observados estes critérios:
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Signum, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

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