Fatores que determinam a baixa frequência de leitura de textos em psicologia

Autores

  • Eliza Dieko Oshiro Tanaka Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p36

Palavras-chave:

Leitura, Hábito de Leitura, Currículo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que determinam a ausência da leitura sistematizada dos textos programados para a disciplina de Psicologia do Excepcional, sendo o mesmo conduzido através da Metodologia da Problematização, de Charles Maguerez. Os sujeitos deste trabalho foram seis alunos matriculados na referida disciplina e dois dos professores que ministram a mesma. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica de entrevista, investigando-se a opinião sobre a importância da leitura para a formação do aluno, os procedimentos utilizados para a orientação da leitura e a forma como o conteúdo lido é tratado. A análise dos resultados mostrou que a distância entre a teoria e a prática, o uso de procedimentos inadequados para aula teórica, a falta de hábito de leitura e o tipo de currículo são fatores que determinam a ausência de leitura na referida disciplina. Apontou-se algumas hipóteses para a alteração da situação detectada, tais como: modificar a estrutura e funcionamento das aulas teóricas, aproximando-se o seu conteúdo ao da prática; utilizar procedimentos de ensino, nas aulas teóricas, que possibilitem um envolvimento mais ativo do aluno no processo ensino-aprendizagem; programar cursos de leitura, específicos para o aluno de 3° grau que instrumentalize-o a ler e aprender de forma crítica e construtiva; instrumentalizar o professor para explorar adequadamente a leitura junto aos alunos; definir procedimentos que viabilizem as reuniões pedagógicas, visando a integração das disciplinas através de seu conteúdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliza Dieko Oshiro Tanaka, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR., Brasil, Caixa Postal 6001 , CEP 86051·970

Downloads

Publicado

20.12.1995

Como Citar

TANAKA, E. D. O. Fatores que determinam a baixa frequência de leitura de textos em psicologia. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 36–43, 1995. DOI: 10.5433/1679-0383.1995v16n3p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9462. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre