Desempenho do acadêmico do curso de biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p27

Palavras-chave:

Biblioteconomia - desempenho acadêmico, formação acadêmica, perfil discente

Resumo

Estudo desenvolvido junto ao curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, que investigou através da metodologia da problematização, os fatores: demanda ao curso, aprovação no concurso vestibular, remanescentes de outros cursos que ingressaram no curso de Biblioteconomia, desempenho acadêmico,percepção do corpo discente quanto ao curso e do corpo docente quanto ao desempenho acadêmico, nos três últimos anos. Analisa os dados e aponta hipóteses de solução no sentido de que se realize estudos mais abrangentes de avaliação do curso, bem como a divulgação da profissão bibliotecária e a agilização de programas que contemplem a discussão das dificuldades encontradas na formação profissional e que conseqüentemente se refletem no desempenho acadêmico. Ressalta a necessidade de uma disciplina voltada para a leitura que deve ser implantada no currículo, não só do curso de Biblioteconomia, como também em outros cursos da Universidade, uma vez que a capacidade de leitura critica foi fator apontado como preponderante na formação profissional. Prevê a possibilidade de aplicação imediata das hipóteses de solução levantadas.


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Biografia do Autor

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Biblioteconomia/Centro de Educação, Comunicação e Artes/Universidade Estadual de Londrina, Caixa postal 6001 . Londrina, PR., Brasil, CEP 86051-970.

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Publicado

20.12.1995

Como Citar

BARTALO, L. Desempenho do acadêmico do curso de biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 27–35, 1995. DOI: 10.5433/1679-0383.1995v16n3p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9461. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre