Avaliação escolar na visão de alunos e professores de psicologia: o cotidiano da sala de aula

Marilicia Witzler A. R. Palmieri, Maria Cristina C. Valle

Resumo


O presente estudo teve por objetivo o posicionamento de docentes e discentes acerca de uma questão polêmica -a avaliação escolar -e constatar através dos dados das duas populações investigadas, a coerência do discurso com a prática aval/ativa. Para obtenção dos dados entrevistou-se 03 docentes do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina e 05 discentes que cursavam cada disciplina investigada, totalizando 15 alunos. Coletou-se os dados mediante instrumentos previamente elaborados. Junto aos professores utilizou-se um roteiro de entrevistas e com os alunos optou-se pela utilização de um questionário. Os resultados obtidos revelam posicionamentos diferentes por parte dos professores e com relação aos alunos, embora façam críticas à prova escrita individual, por esta exigir reprodução de conteúdo e memorização, consideram-na como o único meio de avaliar o processo ensino-aprendizagem.



Palavras-chave


Avaliação; instrumentos de avaliação; avaliação educacional e escolar; Processo ensino aprendizagem; rendimento escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p20

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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