Estratégias de Aprendizagem na abordagem à compreensão de textos em língua inglesa.

Autores

  • Conceição Aparecida Absy Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1993v14n3p148

Palavras-chave:

Processo de Aprendizagem, Estratégias, Associação, Língua Alvo, Compreensão de Textos.

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão de duas estratégias de aprendizagem empregadas por alunos de inglês durante a execução de exercícios de compreensão de textos: o uso do dicionário e o uso de associação. A primeira estratégia consiste do uso do dicionário para descobrir o significado das palavras desconhecidas. A segunda consiste do uso de associações entre elementos do texto e conhecimento adquirido previamente com o objetivo de resolver problemas de compreensão. Os dados encontrados indicam que, de modo geral, o uso do dicionário foi uma técnica dispersiva e ineficiente. Por outro lado, a associação foi um processo produtivo que promoveu a interação na língua alvo.