Aluno do curso noturno (1° grau): um estudo de sua identidade social e de seu auto-conceito

Mary Neide Damico Figueiró, Maria Alice Vanzolini da Silva Leme

Resumo


O presente trabalho teve como principal objetivo investigar a identidade social de alunos de curso noturno e identificar os elementos dessa identidade que fazem parte do auto-conceito desses estudantes. Como sujeitos, foram selecionados estudantes de dois colégios estaduais de um município do Norte do Paraná. Fez-se uso do procedimento experimental que elucida os conteúdos do auto-conceito -desenvolvido por Zavalloni, selecionando-se para isso dois grupos de sujeitos: dezesseis estudantes do curso noturno e dezesseis do diurno. Cada elemento teve como tarefa atribuir características para seu "in group" e para o “out-group", apontando as que fazem parte de seu auto-conceito. FICOU evidenciada a diferença entre “Nós" e “Eles"; cada membro, pelo processo de comparaç4o, avaliou "Nós" mais positivamente que "Eles" e atribuiu ao seu auto-conceito um número maior de características positivas que negativas. A característica essencial presente na identidade social e no auto-conceito do 1° ano noturno foi: interesse pelo estudo em função de ver nele um meio de "subir na vida". Os dados encontrados confirmam a necessidade da comparação entre grupos para a formação da identidade social e o papel dessas na formação do auto-conceito.


Palavras-chave


Curso Noturno de 1° grau; Aluno do noturno; Identidade social; Auto conceito.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p173

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

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E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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