Conceito e funções dos esquemas cognitivos para a aprendizagem implicações para o ensino

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p142

Palavras-chave:

Esquemas cognitivos, Processos mentais na aprendizagem, Aprendizagem e Psicologia Cognitiva.

Resumo

O presente artigo descreve e desenvolve o conceito de esquema, tal como vem sendo usualmente adotado pelos psicólogos cognitivistas, sobretudo no contexto das teorias de processamento da informação. São mostrados alguns casos de aplicação do conceito na aprendizagem verbal-cognitiva e na solução de problemas. Também são extraídas algumas implicações para o ensino.

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Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação/CECA -Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

20.11.2004

Como Citar

BZUNECK, J. A. Conceito e funções dos esquemas cognitivos para a aprendizagem implicações para o ensino. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 142–145, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1991v12n3p142. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre