Ansiedade e desempenho numa prova de matemática: um estudo com adolescentes

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p136

Palavras-chave:

Ansiedade de Prova, Ansiedade e Rendimento em Prova de Matemática, Componente Cognitivo da Ansiedade de Prova

Resumo

O presente estudo naturalístico teve por objetivo inicial identificar·a incidência de alta ansiedade em uma prova parcial de matemática. Foram sujeitos 406 estudantes de ambos os sexos, das sétimas e oitavas séries de duas escolas urbanas, sendo uma particular e outra pública estadual. O instrumento de avaliação da ansiedade de prova identificava seus dois componentes básicos já assinalados na literatura, ou seja, preocupação e emocionalidade. Com base nessa distinção, buscou-se descobrir qual a influência da variável sexo sobre a ansiedade naquela prova, bem como a relação entre ansiedade e desempenho. Os resultados mostraram que entre 7% e 10% dos alunos de cada escola apresentavam a/ta ansiedade. Além disso, o sexo feminino foi mais representado entre os alto ansiosos, porém somente quanto à categoria emocionalidade. Por outro lado, alta ansiedade, quando comparada com baixa, mas s6 em termos de preocupação, esteve associada com rendimento significativamente mais baixo naquela prova, em uma das duas sub-amostras. Esses resultados foram discutidos, com sugestões para novas pesquisas.

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Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação/CECA -Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

20.11.2004

Como Citar

BZUNECK, J. A. Ansiedade e desempenho numa prova de matemática: um estudo com adolescentes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 136–141, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1991v12n3p136. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9279. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre