Estratégias de leitura utilizadas por licenciandos de áreas distintas para lerem textos de estudo

Autores

  • Diesse Garcia Gimenes Universidade Estadual de Londrina
  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p111

Palavras-chave:

Leitura, Estratégias de Leitura, Ensino Superior.

Resumo

O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em distintos cursos de licenciatura de uma IES pública. A opção para a seleção de alunos de licenciatura deve-se a que eles, como futuros professores, independente da disciplina que venham a ministrar, serão responsáveis pela formação de seus alunos como leitores. Os alunos participantes (N=366) encontravam-se matriculados no primeiro e quarto ano dos cursos de Biologia (n=59), Filosofia (n=32), Geografia (n=124), Letras Clássicas e Vernáculas (n=106) e Matemática (n=45). Para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho, e informado que, ao responderem, deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos em seu curso. Comparações entre as séries e áreas dos cursos foram realizadas. De modo geral, os resultados assinalam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos acadêmicos prescritos. A necessidade de os professores do Ensino Superior se preocuparem ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem é ressaltada.

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Biografia do Autor

Diesse Garcia Gimenes, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina. Paraná. Brasil.

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Publicado

18.07.2011

Como Citar

GIMENES, D. G.; PULLIN, E. M. M. P. Estratégias de leitura utilizadas por licenciandos de áreas distintas para lerem textos de estudo. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 111–122, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p111. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/8653. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre