A identificação do meio urbano através da imaginabilidade da cidade:o caso de londrina

Autores

  • Olívia Orquiza de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2009v30n2p141

Palavras-chave:

Semiótica Urbana, Legibilidade, Iconicidade, Imaginabilidade

Resumo

O presente artigo trata do modo como os habitantes de Londrina vêem a cidade, com base nos conceitos de semiótica urbana, legibilidade, imaginabilidade e iconicidade. Utilizou-se a metodologia histórica, realizada pela interpretação iconográfica, juntamente ao método dedutivo apoiado nos questionários distribuídos a uma parcela de cidadãos londrinenses. A discussão focaliza a necessidade vital que os seres possuem para estruturar e identificar o ambiente na busca do sentimento de equilíbrio e bem estar. Nesse processo de orientação, a imagem ambiental que cada um possui se apresenta como o elo estratégico entre o ser e o mundo. Os resultados permitem afirmar que Londrina esta perdendo suas qualidades imagéticas e, sua identificação por seus habitantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olívia Orquiza de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e discurso fotográfico do Departamento de Comunicação, da Universidade Estadual de Londrina

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1981). Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, de São Bernardo do Campo (1992). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Professor da Universidade Estadual de Londrina, desde 1982, e professor associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico e do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Editor da revista Discursos Fotográficos. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

14.03.2011

Como Citar

CARVALHO, O. O. de; BONI, P. C. A identificação do meio urbano através da imaginabilidade da cidade:o caso de londrina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 141–158, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2009v30n2p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7843. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre