A Revista do Ginásio Londrinense e as linhas da história: títulos, textos e imagens que remontam uma época sob a ótica dos ginasianos pioneiros de Londrina

Autores

  • Juliana de Oliveira Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p25

Palavras-chave:

História de Londrina (PR), história oral, Revista do Ginásio Londrinense, GLERB.

Resumo

A Revista do Ginásio Londrinense, meio de comunicação e expressão dos estudantes do Ginásio Londrinense, nasceu e circulou em meados da década de 40, em meio a um ambiente conturbado pela Segunda Guerra Mundial e pela ditadura de Getúlio Vargas. Produzida pelos alunos, a revista representa não só uma forma de expressão, mas o retrato de toda uma época. Para a produção deste artigo, além da metodologia de revisão de literatura, foram adotadas técnicas de análise e de história oral, com a realização de entrevistas pessoais. Em termos gerais, ficou explícita a importância de veículos impressos, independente de seu tamanho ou periodicidade, para o resgate e preservação da história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa A História de Londrina (década de 40) em textos e imagens, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina. Endereço: Rua Jerusalém, 180, apto 401. Londrina – Paraná. Telefone: (43) 3304-3059. E-mail: juoliveira.teixeira@gmail.com. Categoria de Trabalho: Sociais/Humanas; Sub-Área CNPq/CAPES: Comunicação. 

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1981). Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, de São Bernardo do Campo (1992). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Professor da Universidade Estadual de Londrina, desde 1982, e professor associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico e do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Editor da revista Discursos Fotográficos. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

14.03.2011

Como Citar

TEIXEIRA, J. de O.; BONI, P. C. A Revista do Ginásio Londrinense e as linhas da história: títulos, textos e imagens que remontam uma época sob a ótica dos ginasianos pioneiros de Londrina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 25–40, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7841. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre