Prevalência de infecções hospitalares e comunitárias e uso de antimicrobianos em pacientes internados no mês de janeiro de 1981 no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HURNP). I. Casuística, prevalência das infecções e letalidades

Autores

  • Álvaro Jabur Universidade Estadual de Londrina
  • Alair Alfredo Berbert
  • José Luis da Silveira Baldy Universidade Estadual de Londrina
  • Tercilio Luiz Turini Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Crema Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1982v3n11p225

Resumo

Estudo realizado com dados relativos a 543 pacientes internados no mês de janeiro de 1981 no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HURNP), da Universidade Estadual de Londrina, analisando-se, nos 294 (55,1%) indivíduos que receberam antimicrobianos, a prevalência de infecção hospitalar e comunitária. Os pacientes foram agrupados de acordo com a idade, o sexo e a categoria (previdenciários e "não contribuintes") e tempo de internação. Oitenta e nove pacientes (30,3%) receberam antimicrobianos com finalidade profilática. A prevalência de infecção hospitalar foi de 6,2% e a de infecção comunitária de 32,2% Analisa-se a ocorrência de infecção hospitalar e comunitária, considerando-se o tipo e a localização anatômica nos que receberam transfusão de sangue e/ou plasma e nos submetidos a procedimentos invasivos. Entre os 205 doentes que receberam antimicrobianos terapéuticamente, em 33 (16,1%) a infecção foi hospitalar e em 172 (83,9%) foi comunitária. A letalidade, em relação aos doentes que apresentaram infecção hospitalar, foi de 27,2% e a dos que apresentaram infecção comunitária foi de 9,9%; em oito dos nove doentes com infecção hospitalar a causa de óbito foi associada com a infecção (letalidade de 24,2%).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Álvaro Jabur, Universidade Estadual de Londrina

Professor Auxiliar da disciplina de Doenças Transmissíveis do Departamento de Clínica Médica (DCM) — Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador da Comissão de Controle de Infecções (CCI) do HURNP.

Alair Alfredo Berbert

Professor Assistente da disciplina de Microbiologia Clínica e Oral do Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia — CCS - UEL. Membro da CCI do HURNP.

José Luis da Silveira Baldy, Universidade Estadual de Londrina

Professor Titular da disciplina de Doenças Transmissíveis do DCM — CCS — UEL.

Tercilio Luiz Turini, Universidade Estadual de Londrina

Professor Auxiliar da disciplina de Doenças Transmissíveis do DCM — CCS — UEL.

Sueli Crema, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira do Corpo de Enfermagem do HURNP.

Downloads

Publicado

19.12.1982

Como Citar

JABUR, Álvaro; BERBERT, A. A.; BALDY, J. L. da S.; TURINI, T. L.; CREMA, S. Prevalência de infecções hospitalares e comunitárias e uso de antimicrobianos em pacientes internados no mês de janeiro de 1981 no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HURNP). I. Casuística, prevalência das infecções e letalidades. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 3, n. 11, p. 225–232, 1982. DOI: 10.5433/1679-0383.1982v3n11p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7323. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)