Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos

Dartagnan Pinto Guedes

Resumo


Determinação das características do crescimento e desenvolvimento em escolares de diferentes níveis sócio-econômicos. Avaliação de 360 crianças do sexo masculino, de 11 a 16 anos, que estudam na rede de escolas públicas no município de Londrina, Paraná. Foram realizadas medidas de altura, peso corporal, peso de gordura e massa corporal magra. Para determinar o peso de gordura utilizou-se a medida dos valores de dobras cutâneas, segundo padronização de Yuhasz. A população mensurada foi dividida em dois grupos, classificados pelo nível sócio-econômico determinado pela profissão dos pais, atendendo aos critérios da tabela de Glass, modificada por Hutchinson. Comparando-se os resultados obtidos entre o grupo considerado de baixo nível e o de alto nível sócio-econômico, foram verificadas diferenças estatisticamente significantes (P < 0,01) para todas as variáveis estudadas. Conclui-se, pelos dados obtidos com este estudo, que o aspecto sócio-econômico, aliado a outros fatores, pode influenciar, significativamente, no padrão de crescimento e desenvolvimento físico em menino de 11 a 16 anos.



Palavras-chave


Crescimento e desenvolvimento; escolares; diferenças sócio-econômicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1981v2n8p227

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar