A relação teoria-prática na formação do educador

Autores

  • Nadia Aparecida de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2001v22n1p5

Palavras-chave:

Unidade teoria-prática, Formação de professores, Educação crítica.

Resumo

Cumpre à escola a proposição de novas formas de produzir e distribuir o conhecimento, orientado para novas formas de compreender e atuar no mundo, o que pressupõe o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a prática social. Entretanto, a formação dos professores, privilegiando a dimensão teórica, mantém-se distante da dimensão prática; perpetuando a dicotomia teoria-prática, dificulta, quando não impossibilita, aos professores o aperfeiçoamento da capacidade de refletirem sobre o seu próprio fazer para, contínua e progressivamente, transformá-lo. Assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática pedagógica.

 

 

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Biografia do Autor

Nadia Aparecida de Souza, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista; docente do Departamento de Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

29.06.2001

Como Citar

SOUZA, N. A. de. A relação teoria-prática na formação do educador. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 5–12, 2001. DOI: 10.5433/1679-0383.2001v22n1p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3868. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre