A relação teoria-prática na formação do educador

Nadia Aparecida de Souza

Resumo


Cumpre à escola a proposição de novas formas de produzir e distribuir o conhecimento, orientado para novas formas de compreender e atuar no mundo, o que pressupõe o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a prática social. Entretanto, a formação dos professores, privilegiando a dimensão teórica, mantém-se distante da dimensão prática; perpetuando a dicotomia teoria-prática, dificulta, quando não impossibilita, aos professores o aperfeiçoamento da capacidade de refletirem sobre o seu próprio fazer para, contínua e progressivamente, transformá-lo. Assim, faz-se necessária a promoção de processo educacional crítico que, superando a mera transmissão de conhecimentos, permita a vivência plena da unicidade entre a teoria e a prática pedagógica.

 

 


Palavras-chave


Unidade teoria-prática; Formação de professores; Educação crítica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2001v22n1p5

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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